A aula magna, que aconteceu no dia 05 de março, foi organizada pela Escola de Administração Tributária – ESATA, criada pelo Sindifisco/AM e aconteceu no auditório Ângela Souza, 3° andar do edifício Hamilton Pereira da Silva, localizado na rua Franco de Sá n°430 – São Francisco. O secretário de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio foi quem proferiu a palestra com o tema: “Conjuntura econômica atual do Estado”. Durante a aula magna, Del Giglio chamou atenção para o impacto a médio prazo, que a epidemia de corona vírus (COVID-19) pode trazer ao Pólo Industrial (PIM) da Zona Franca de Manaus (ZFM) destacando os setores de eletroeletrônicos, medicamentos e, em menor escala, o de duas rodas.

Segundo Del Giglio, a redução no pessoal e produção das fábricas instaladas na China reduziram a oferta de insumos, o que vai causar impacto direto para o Amazonas, dado que o prazo médio de estoque desses insumos é de 90 dias.

O presidente do Sindifisco/AM, Eliezer Batista, avaliou que a situação requer atenção em termos de saúde mundial e no Amazonas em razão dos negócios realizados com a China. “Dependemos de insumos da China para a manutenção de nossas indústrias do Pólo industrial. A situação econômica do país é preocupante, pois dependemos das importações de matéria prima para que possamos manter a zona franca em pleno funcionamento e evitar assim o aumento no índice de desemprego no estado”, disse Eliezer Batista.

Diretor da Esata anuncia programação para final de março.

Durante a aula magna de abertura do ano letivo da Escola de Administração Tributária (Esata), que aconteceu na primeira semana do mês de março, o diretor da Esata, Ricardo Castro, anunciou a realização de Seminário “Zona Franca de Manaus e a Reforma Tributária” nos dias 30 e 31 de março, de 9h às 13 horas, no Hotel Blue Tree, localizado na av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, 817 – Adrianópolis.

O evento terá como palestrantes: o deputado Federal Marcelo Ramos; o auditor fiscal de tributos estaduais Nivaldo das Chagas Mendonça; o secretário de Estado de Fazenda do Amazonas Alex Del Giglio; o ex-vice-governador e ex-secretário da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas, Samuel Hanan; o superintendente da Suframa, Cel. Alfredo Menezes, o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

O diretor da Esata, Ricardo Castro, explica que a intenção é apresentar temas relevantes da atual administração tributária e interagir com a sociedade amazonense. “Nossa intenção é levar para a sociedade e meios de atuação dessa matéria, temas como conjuntura econômica, a questão da zona franca de Manaus, o desenvolvimento da situação tributária em que o nosso estado está inserido. Essa é a linha de atuação da Escola”, afirma o diretor da Esata.