O Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Amazonas (Sindifisco-AM) participou do 18º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco), realizado de 24 a 28 de setembro, no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco.

Nesta edição, o evento teve como tema “Tributação e Previdência Solidárias – Por um Brasil mais justo” e apresentou palestras e painéis voltados para o aprofundamento dessas duas propostas, com uma expressiva participação dos representantes amazonenses nos debates e discussões que se seguiram às apresentações dos temas. O deputado federal Marcelo Ramos também participou do evento por uma articulação do Sindifisco-AM.

O Sindifisco-AM foi representado pelos auditores fiscais de tributos estaduais Roberto da Silva Geraldo, Margarida Pinheiro Langbeck, Maria das Graças Lima, Alcilene Almeida, Marcília Campos de Lima, Almir Mesquita Vasconcelos, João Amazonas Lima, Dercyvone da Silva Góes, Augusto Bernardo Cecílio, Almira Cecílio, Delzuite Anselmo, Gutemberg Leonardo Amorim, Edmilson Melo de Oliveira, Ana Maria Cortêz Romero, Maria Dorotéa Bernardo do Carmo, Joana da Silva Góes, Marilu Nogueira Ramos e Eli Sena da Silva.

A palestra magna “Nem sempre foi assim. Mercado x Estado: As duas visões da organização da ordem capitalista” foi apresentada no primeiro dia do evento (24), pelo ex-secretário da Fazenda de São Paulo, Frederico Mazzucchelli.

No segundo dia (25), foi realizado o painel “Reforma Tributária em Perspectiva: Simplificação e Federalismo”, com os palestrantes Paulo Gil, um dos diretores do Instituto Justiça Fiscal (IJF), e de André Horta, ex-presidente do Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz).

O painel “Reforma Tributária em Perspectiva: Progressividade e Estado Social” foi realizado no terceiro dia (26), tendo como palestrantes Dão Real dos Santos, também diretor do IJF, Eduardo Fagnani, economista e professor do Instituto de Economia da Unicamp, e Eloísa Machado de Almeida, da Fundação Getúlio Vargas (FVG).

O painel “Tributação e Desigualdade” foi apresentado no último dia do evento (27), pelo palestrante Eduardo Moreira, economista e empresário.

No encerramento do encontro, foram realizadas homenagens aos 40 anos da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e a posse da Diretoria e do Conselho Fiscal da Fenafisco para o triênio 2020-2022, em que o presidente do Sindifisco/AM Roberto Geraldo foi eleito para a Diretoria Executiva.

Atividades sociais e culturais – Como acontece em todas as suas edições, o Conafisco ofereceu atividades sociais e culturais para o congraçamento dos participantes do evento, dentre elas o 8º Torneio Desportivo e o 8ª Noite de Talentos e lançamento de livro. O presidente do Sindifisco-AM, Roberto Geraldo, juntamente com os auditores fiscais Almir Mesquita, Gutemberg Amorim e Edmilson Melo participaram do Torneio de Dominó realizado durante o evento e ficaram em 4º lugar e a diretora de comunicação Eli Sena interpretando a toada ”Amazonas meu amor” do compositor Chico da Silva, destacando o festival folclórico do Boi Bumbá de Parintins.